quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

As virtudes do azeite de azeitona.

Façam sempre um teste de sensibilidade antes de experimentar qualquer produto.

O azeite de azeitona tem propriedades benéficas para a saúde, particularmente no systema cardio-vascular, graças à sua riqueza em  vitamina A e ácidos gordos monoinsaturados. As vitaminas são destruídas a patir de de 40 ° C por isso, para preservar essas propriedades é melhor consumir o azeite frio.

Propriédades:

- contem vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. 
- pobre en acidos gordos saturados

Beneficios :

O azeite é um bom anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas e acalma as peles irritadas, e serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção (optimo desmaquillante); melhora a elasticidade da pele, ajuda a regenera-la, dá brilho aos cabelos e tambem pode ser utilisado para banhos relaxantes e massagens.
O azeite protege e tonifica o epiderme.

Utilisaçao :

O oleo de amendoa doce pode se utilisar em uso interno (uso culinario o medicinal) ou externo.
O seus beneficios para a saude sao varios :
- Previne a arteriosclerose
- Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas
- Facilita a digestão
- Acelera as funções metabólicas
- Serve como estimulante do crescimento
- Melhora a absorção de cálcio e minerais

Em uso externo, massageando a pele, o azeite presenta varios interesses :
- Ajuda a prevenir as rugas
- Hidrata e suaviza peles secas
- Purifica a pele (pode se usar como desmaquilhante)
- Acalma peles irritadas
- Equilibra a oleosidade da pele
- Melhora a elasticidade da pele
- Torna a pele mais luminosa
- Dá brilho aos cabelos
- É indicado para banhos relaxantes e massagens.

Receitas faceis e rapidas com azeite :

- esfoliante caseiro : mixture 5 colheres de sopa de azeite com 3 colheres de sopa açucar em po. Aplique esta mixtura no corpo  massegeando (em movimentos circulares procedendo no sentido em direçao ao coraçao) com uma pressao muito suave. Utilise a seguir um sabao o gel duxe suave para se lavar e enxoguar. Este esfoliante tambem se pode utilisar para esfoliar o rosto mas neste caso deve se evitar de pressionar durante a massage porque a pele do rosto é delicada.
- para prevenir as rugas prevenir as estrias e para cuidar de peles secas : é so massagear um pouco de azeite na pele em movimentos circulares e deixar actuar 30 minutos antes de secar a pele com um paninho (se tiver a pele muito seca e quiser continuar a beneficiar dos efeitos do azeite durante a noite por exemplo) ou proceder a uma lavagem com sabao suave ou gel duxe suave. Faça isto de maneira regular para ter um efeito a longo prazo mas sempre tendo em conta as necessidades da sua pele e a maneira como ela reage.

- para nutrir as unhas (tambem é efficaz para melhorar as unhas que se dividem) e amolecer as cuticulas : mergulhe os dedos em azeite morno durante uns minutos. Massage bem as maos com um pouco desse azeite (as suas maoes ficaram suave e hidratadas). A seguir fregue um pouco de sumo de limao na unhas (para branquear as unhas).
- mascara nutritiva e reparadora para o cabelo ou para a pele : mixture um ovo com 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de mel, aplique no cabelo e enrole o cabelo num filme alimentar plastico e depois numa toalha (a accao do calor vai permitir a mascara de actuar ainda melhor), ou aplique a mixtura no corpo antes de tomar o duxe. Deixe actuar durante 30 minutos e a seguir molhe (o corpo ou o cabelo com agua morna mas evite agua demasiada quente para nao cozer o ovo), massage e a seguir proceda a uma lavagem conforme aos seus habitos. Nao use mascara no cabelo a seguir a lavagem se tem o cabelo oleoso para que este nao fique "pesado", se necessario, opte pelo a utilisaçao dum amaciador.

- se tiver as pontas do cabelo secas pode aplicar um pouco de azeite nas pontas, humedecendo os dedos e passando os nos sitios que deseja tratar. Se tiver o couro cabeludo seco, pode massagea-lo (com movimentos circulares) com os dedos humedos de azeite antes de lavar o cabelo de forma habitual.

- pode aditionar umas gotas de azeite de azeitonas a uma dose da sua mascara para o cabelo habitual, aplicar a mixtura no cabelo durante uns 15 minutos (debaixo duma toalha morna ou embrulhando a cabeça num filme plastico ainda é melhor). A seguir enxogue bem. Se aditionar umas gotas de limao vai obter uns cabelos brilhantes! Mas nao é recommendado abusar do limao nos coidados de beleza a pesar dos seus benfeitos, os acidos de frutos têm tendencia a "roer" os fios se utilisados constantemente.
- pode massagear umas gotas de azeite pelo o rosto para tirar a maquilhagem a noite, ou mixturar umas gotas de azeite ao seu desmaquilhante. A seguir enxogue e lave o rosto com um sabao muito suave. O seu rosto ficara com uma pele limpa, confortavel, macia e nutrida. A seguir aplique o seu tonico e um creme hidratante suave.

- o azeite pose servir de base para mixtura com azeites essencias (tenha coidado com a utilizaçao de azeites essenciais, peça informaçao ao seu medico porque os azeites essencias podem ter efeitos indesejados na sua saude se usados sem precauçoes o sem conhecimento de todas as suas propriedades).

Sem comentários:

Enviar um comentário