segunda-feira, 15 de Novembro de 2010

Descubra os métodos "no-poo" e o "low-poo" para cabelos mais saudaveis.

Em que consiste?

O methodo "no poo" (que significa no shampoo) basease no livro "Curly girl" da cabeleireira Lorraine Massey.

Este método de cuidado de cabelo é destinado a cabelos encarracolados que têm tendencia a ser secos, e é baseado na constataçao que os amaciadores contêm os mesmos detergentes (ex: sodium laureth sulfate e sodium lauryl sulfate)  que os xampus mas em quantidades menores. Algum desses detergentes costumam ser bastante agressivos para o cabelo por isso, lavar o cabelo com amaceador pode as vezes melhorar a situaçao.

Mas neste metodo, a escolha dos produtos utilisados e do modo de emprego é importante para obter resultados, é preferivel escolher um amaciador que nao contenha silicones, parabens o sodium lauryl sulfate.

O objetivo é ter um cabelo hidratado, mais suave, mais flexivel e caracois mais definidos.





Como proceder as lavagens?

O primeiro passo é a clarificaçao (so se realisa de vez em quando) :
se usou produtos que contem silicone o azeites, a clarificaçao vai permitir eliminar os residuos. Os produtos que contem silicone recobrem o cabelo deixando o geralmente com um aspeto mais brilhante mas a longo prazo tem tendencia a "sufocar" o cabelo e podem provocar danos e quedas.
Para proceder a clarificaçao é preciso massagear bem o couro cabeludo e o cabelo com uma taça de agua com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sodio alimentar.
A seguir, enxogue bem o cabelo.

Lavagem :
Molhe bem o cabelo e massage cuidadosamente todo o couro cabeludo com amaciador. O amaciador contem menos detergentes do que o xampu, entao é importante massagear bem o couro cabeludo e as raizes do cabelo para que fiquem bem limpos. Utilise os dedos como se fossem um pente para repartir o amaciador e desembaraçar o cabelo.

Normalemente, é preciso utilisar bastante produto mas cada pessoa vai adaptar em funçao das suas necessidades.

Se tem o cabelo encaracolado, a Lorraine Massey recommenda que evite fregar e massagear demasiado o comprimento do cabelo e tambem recommenda que nao enxoguem totalmente o cabelo para nao estragar os caracois (o amaciador restante ajuda a guardar caracois definidos e a guardar os cabelos hidratados).

Uma vez por semana, deve se proceder a uma esfoliaçao do couro cabeludo massageando-o suavemente com uma mixtura de 1 colher de sopa de açucar de cana com 1 colher de sopa de amaciador.

O metodo low poo é basicamente o mesmo método mas continando a usar um xampu (que nao contenha sodium lauryl sulfate, nem parabens, nem silicone) de vez em quando. Neste caso nao se pratica a esfoliaçao.

Para secar o cabelo e preservar os caracois, posam se os cabelos numa toalha e sem fregar, acalcase na toalha para que o cabelo fique humido. Para se pentear, utilisase um pouco de gel e acalcase o cabelo em direçao ao couro cabeludo para formar os caracois. Para definir alguns caracois, enrolamse os cabelos a volta dos dedos metendo-os no lugar desejados. Evitase a utilisaçao do secador o utilisase o secador com difusor.




A minha experiencia do low poo e no poo?

Estava a procura duma nova rotina de coidados de cabelo e resolvi experimentar por curiosidade. Tenho o cabelo liso e muito fino, raizes muito oleosas e pontas muito secas (nenhum caracol ao horizonte!). Tenho como habito de lavar o cabelo dia sim/dia nao. Se deixar de respeitar este ritmo, o meu cabelo fica completamente oleoso.

O metodo do no poo para mi nao resultou porque o meu cabelo tornouse demasiado oleoso apesar de ter melhorado um bocadinho o estado das pontas.

O metodo do low poo pelo o contrario tem resultado melhor. Tenho lavado o cabelo com xampu uma vez por semana mais o menos e os outros dias com amaciador (continando com o ritmo de dia sim/dia nao). O meu cabelo esta um pouco mais suave e as pontas menos secas. Nao tenho mais andado a utilisar mascaras para o cabelo porque os amaciadores que utiliso sao sufficientes.

Mas contrariamente ao metodo descrito, enxoguo muito bem o amaciador porque tenho o cabelo fino e nao posso deixar nenhum residuo e acho que para que o cabelo fique bem lavado é imperativo massagear muito bem o couro cabeludo e o cabelo (com movimentos criculares suaves). Estas massagens permitem aos detergentes de actuar e estimulam a circulaçao sanguinea do couro cabeludo o que traz beneficios para o cabelo.

Os amaciadores que utilisei foram : o amaciador ultra suave da garnier amaciador com mango e flor de tiaré e o amaciador creme rico com manteiga de cacao e oleo de coco

Se estiver a procura de novos metodos de cuidados para o seu cabelo, recomendo que experimentem mas que adaptem o metodo a sua situaçao porque cada pessoa é differente.

Conselhos para escolher os produtos :

E preciso verificar a composiçao dos produtos utilisados :

Evite os amaceadores que nao se devem enxoguar (leave-in-conditioners).
Para saber se o produto contem silicone : veja na composiçao as palavras que se terminam pelas silabas "thicone", "thiconol", "siloxane" o "silane".

Evite os produtos que contem sodium lauryl sulfate o ammonium lauryl sulfate.

Pode utilisar produtos com sodium laureth sulfates (tambem é agressivo mas menos).

Se utilisar gel, a Lorraine Massey aconselha que contenha PVP (poyvinylpyrrolidone) et PVP/VA (vinyl acrylate).

Sem comentários:

Enviar um comentário