quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tipos de cabelos

Se tiver problemas com o seu cabelo, nao hesite a consultar um dermatologista.

Cuidar do cabelo começa com a alimentaçao. Para estarem brilhantes e em bom estado necessitam calcio, ioda, ferro, vitaminas B. Por isso, privilegie os produtos do mar : peixe, ostras e outras conchas mas tambem figado, rabanetes, cove, espinafres, ovos,queijo branco, yogurte e mel.



Cabelo oleoso :

Gordurosos, pesados e sem volumes, colados uns aos outros formando "paquetes" 3 dias depois do shampoo.
Surpreendentemente, lavagens demasiado frequentes podem ser a causa do seu cabelo oleoso. Muitas vezes, quando temos o cabelo oleoso, temos tendencia a lava-lo logo quando começa a mostrar sinais de oleosidade usando um shampoo especifico para cabelo oleoso. Este tipo de shampoo pode ser demasiado detergente e excitar as glandulas sebaceias tornando as cada vez mais activas.
Normalemente recommenda-se lavar a cabeça so 1 ou 2 vezes por semana.
Neste caso pode ser interessante tentar espaçar os shampoos para ver se ao fim dum tempo a situaçao nao melhora e é importante passar a utilisar shampoos "muito suaves".
Mas tenha cuidado porque a acumulaçao de seboreia tambem pode provocar uma queda de cabelo.
Evite tambem os produtos e loçoes que contêm alcool porque tambem activam a produçao de sebo.
Nao é por serem oleosos que nao necessitem tambem de um pouco de hidrataçao, por isso aplique de vez em quando uma mascara para o cabelo o um pouco de azeite (antes do shampoo) mas use com parcimonia os produtos que se aplicam em cabelo seco tanto de cuidado como de penteado porque podem tornar os seus cabelos ainda mais pesados.

Cabelos secos :

Frageis, murchos, com falta de flexibilidade, difficeis de pentear.
Privilegie o uso de shampoos suaves e aplique sempre um produtos hidratante depois da lavagem (mascara para o cabelo o creme hidratante)
Estes cabelos precisam de hidrataçao, para isso pode aplicar todos os 15 dias, um pouco de azeite vegetal a sua escolha e deixar actuar  15 minutos antes de applicar o shampoo no cabelo (aplique o shampoo diretamente sem utilisar agua), massage bem e enxogue bem. Outra receita caseira pode ser o "shampoo a amarela de ovos" : mixture bem 2 amarelas de ovos, 1 colher a sopa de azeite de azeitona (o de oleo de amendoa doce o de qualquer azeite o oleo que tenha em casa), 1 colher a sopa de rhum. Faça uma primeira lavagem com um shampoo suave e enxogue, a seguir aplique esta mixtura e deixe actuar durante 30 minutos, enxogue com agua morna (a agua quente pode cozer o ovo e criar residuos)

Cabelos normais :

Flexiveis, brilhantes e com ar saudaveis.
Nao precisam de cuidado particular mas nao os negligencie : lave-os com shampoo suave e hidrate-os de vez em quando.

NB : se tiver os cabelos finos, tente aplicar os produtos de cuidado capilar com parcimonia porque estes podem deixa-los mais pesados. Par exemplo, se pretende aplicar um creme hidratante em cabelo seco : humedeça as pontas dos dedos com o produto (evite aplica-lo directamente no cabelo, mesmo que seja um spray) e proceda a uma aplicaçao com um movimento de massagens leve na zona desejada (raiz o pontas), se necessaitar de aplicar mais produto, recommeça este processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário