quarta-feira, 23 de março de 2011

Conselhos para a depilaçao com lamina (gilette)


Percorri a net, sites e foros femininos de vários países e em vários idiomas onde as meninas pediam conselhos sobre o assunto e a conclusão não demorou : toda a gente recomenda evitar este método e pouca gente da soluções.



Obviamente, cada pessoa é diferente e umas peles são mais sensíveis do que outras, por isso o que convém a uma pode não servir a outra.
Acabei por visitar foros e sites masculinos que trocavam conselhos para fazer a barba. Sim isso pode parecer estranho mas pele é pele, e barbear pode se transformar num verdadeiro ritual para os homens.
A partir do que li, fui fazendo experimentações. O meu objectivo é deixar aqui todos os conselhos que tive a ocasião de testar para que a lamina seja uma solução eficaz, suave e económica para todas.



A minha técnica pessoal :

Material necessário :
- agua morna
- azeite vegetal (qualquer um serve, mesmo aquele que tiver na cozinha)
- agua fria
- sabão de barbear e pincel sortido, creme de barbear , gel o espuma de barbear femininos o masculinos à escolha
- agua fria
- uma gilette
- uma escovinha de dentes barrata para limpar a lamina durante e depois do uso
- álcool para desinfectar a lamina
- azeite essencial de tea tree diluído em azeite vegetal / ou qualquer produto desinfectante sem álcool suave para a pele e creme hidratante sem álcool
- duas perninhas


 
- humidifique a pele com agua morna o quente para ajudar a abrir os poros da pele (isso facilita o corte do pelo) : Muitos sites recomendam fazer a depilação depois do banho. Pessoalmente se a minha pele estiver demasiado amolecida, a lamina danifica-a muito mais por isso não o faço depois do duxe.
- humidifique as maos com uma pinguinha de azeite e massage rapidamente as pernas em movimentos circulares sem pressão. Comece nos tornozelos e suba até aos joelhos (na zona que pretende depilar).Isto permite condicionar os pelos e hidratar a pele.



- Prepare a espuma. Como eu ja disse, experimentei varias espumas e tentei sempre ficar em preços razoáveis mas não fiquei satisfeita (a eficiência é muito maior com o azeite por baixo). Então resolvi experimentar o sabão de barbear que é vendido numa caixinha redonda que o meu pai e o meu avô utilizavam e que formava um creme espesso (parecido com gemas de ovos batidas em castelo) e que era muito económico.

A preparação da espuma se utilizar o creme de barbear com tigela e pincel pode demorar uns 2 minutos : o método é simples : molhe o pincel na agua quente e esprema a agua suavemente para que não fique a escorrer.
O sabão de barbear que escolhi é o mais barato que deve haver a venda : é da marca monsavon e paguei a volta de 1€50, o pincel custou me a volta de 6 euros (é um investimento pequeno ao principio e a quantia é suficiente para vários meses de utilização e o pincel dura anos). Agarrei uma tigelinha, uma espátula ou uma colher para tirar um pouco de sabão na tigela (menos de meia colher a café chega para as 2 meias pernas) e com o pincel molhado comece a fazer círculos no sabão. Isso vai permitir a espuma de se formar. Se o sabão não montar adicione uma gota de agua e trabalhe o produto até chegar a consistência ideal de claras batidas em castelo firme. (isso demora cerca de 1 minuto).

Depois aplique a espuma com o pincel na zona a depilar fazendo sempre movimentos circulares. Isto permite levantar os pelos para que a lamina os corte logo mais rentes a pele e que nenhum escape.
Eu não obtive um bom resultado na consitencia do creme a primeira, mas com o tempo aprende-se e depois é muito rápido a fazer.
Se não quiser xatearse com isso, opte pelo um creme de barbear que espalha com a mão nas pernas e depois massage em movimentos circulares com o pincel para formar uma espuma cremosa.
Ou ainda mais simples é optar pelo a bomba de gel de barbear feminina o masculina (as espumas masculinas parecem ser mais baratas e a espuma costuma ser mais densa por isso experimente-as também.).

- Desinfecte a gilette e passe a lamina na pele no sentido do crescimento do pelo (nas pernas comece no joelho e acabe no tornozelo). A raspagem fica menos rente a pele, mas evita irritar tanto a pele. Se tiver a pele muito sensível, vai ter de se armar de paciencia e de proceder assim vários anos antes de poder barbear no sentido contrario ao crescimento dos pelos. Normalmente, vai ver que a lamina desliza como na manteiga, vai conseguir trabalhar de maneira muito rápida e os pelos ficam todos cortados rentes a pele.

- Jà experimentei usar laminas para mulheres e para homens. A minha opinião pessoal é que as laminas para mulheres são um pouco mais suaves, cortei me mais com as laminas masculinas (a minha pele ficou mais irritada também) mas a raspagem ficou um pouquinho mais rente a pele. A diferença é mesmo quase imperceptível por isso recomendo que sigam os seus gostos (as laminas para homens costumam ser mais baratas).

Eu jà fiz depilação com gilette 1 - 2 - 3 - 4 laminas e sempre pensei que nenhuma gilette era boa porque a raspagem não ficava rente a pele. joguei muitas para o lixo pensando que «nao cortavam» e agora dou me conta que o numero de lamina não adianta muito. Os pelos nao se escondem para escapar a primeira lamina!? A forma, a flexibilidade da gilette e a preparaçao da pele e do pelo é que pode fazer alguma diferença mas ai também é uma questão de gosto e de anatomia.

Uma menina na youtube (nao me lembro do nome dela mas falava inglês) recomendou usar gilette com uma lamina se tiver a pele sensivel, nao sei mas tem uma certa logica, quanto mais laminas, mais irritante para a pele, mas é como tudo, experimente e veja como reage a sua pele.


- Limpem a lamina durante a utilização. Evitem bater com ela no rebordo da pia. Passe a escovinha no sentido paralelo as laminas para tirar os pelos e a espuma entalada e enxogue a gilette. Envite tambem usar agua quente porque deforma a lamina.
Ao fim da utilização pode jogar fora a gilette ou lava-la e desinfecta-la muito cuidadosamente para poder utiliza-la de novo.

- Enxogue as pernas com agua tépida ou se aguentar fria, para fechar os poros da pele (evite agua gelada porque nao é bom para a saude) e seque as com uma toalha suavemente (sem fregar).
Desinfecte a pele massageando-a com o azeite com tea tree. Se não tiver tea tree, desinfecte a pele com um antiseptico (evite o álcool porque vai doer e é muito agressivo para a pele) e a seguir aplique um azeite seco (oleo de girasol, argano, monoi, etc.) o um creme hidratante (sem álcool). A lamina é sempre irritante para a pele porque raspa a parte superficial do epiderme por isso cuide bem da zona depilada.

Não recomendo esfoliar a pele antes de passar a gilette porque a lamina jà esfolia superficialmente a pele durante a raspagem por isso esfoliar antes so fragilisa mais a pele. Pode esfoliar 24 horas depois da raspagem se a sua pele não ficou demasiado irritada para evitar pelos encravados e borbulhas. E nao se esqueça de hidratar regularmente a pele.

Este método pode parecer demorar muito tempo e ser enfastiante mas não é nada, basta adaptar a escolha dos produtos em função do nosso estilo de vida e da nossa pele. Resulta para mim neste momento, mas pode muito bem não resultar para outras meninas, não hesitem a partilhar a vossa experiência também deixando um comentário aqui abaixo.
 

2 comentários: