quarta-feira, 23 de março de 2011

Autobiografia Depilatoria


Bem hoje, vou contar um pouco da minha vida...



Quando comecei a depilar-me utilizei cremes depilatorios : o efeito é correcto a pesar de não durar muito mais tempo do que com a lamina (gilette) e eu pensava que evitava que os pelos engrossassem (ainda hoje não sei se essa coisa dos pelos engrossarem é verdade o so impressão da gente).

Depois de utilizar creme durante anos, fui tentada de experimentar métodos mais radicais e duradouros. Por isso como tinha uma amiga muito mais avançada do que eu nesses assuntos, pedi lhe conselhos (sim isso é o melhor com as amigas, partilhar experiências e conselhos) e resolvi experimentar a depilação com cera.
Fiz a depilação com bandas e cera tépida e fria durante uns aninhos. O resultado durava uns 8 ou 10 dias no máximo. Sim, eles anunciam 4 semanas blablabla, mas eu apesar de não ser muito peluda nunca me aproximei desse prazo. Os publicitários que inventam essas coisas devem ser menores e imberbes.

Utilizei pouco a cera tépida porque dependendo do clima é um pouco xato : se estiver frio é preciso aquece-la constantemente para que guarde a consistência ideal. E a cera fria, se estiver de ferias num pais quente... ela derrete na pele e não arranca nepias!! Sem falar da necessidade de se organizar um pouquinho para ter todo o material necessário a mão durante a tortura.

Um dos problemas da depilação com cera também é o preço. Ao fim dum ano, sabendo que as caixas não dão para varias utilisaçoes, o gasto ainda acabava por ser importante, então como de toda maneira era doloroso, resolvi experimentar com maquina de depilação (daquelas que arrancam o pelo).
A minha amiga, ofereceu-me uma maquina (sim tenho muita sorte porque essa amiga é preciosa). Essa maquina durou vários anos e ja não é comercializada (não me lembro a marca).

Pessoalmente, percebo que algumas pessoas não consigam resignar-se a usar essas maquinas nem a cera por causa da dor. Eu experimentei varias com sistema anti dor e quando a minha maquininha morreu (deve estar no paraíso dos electrodomésticos que cumpriram bem o dever deles), hesitei entre vários modelos.
Afinal resolvi renunciar aos sistemas anti dores : porque não me poupavam dor nenhuma e porque era sempre preciso segurar a maquina numa certa posição para beneficiar do sistema anti dor e arrancar os pelos ao mesmo tempo senão aquilo nem arrancava nem tirava a dor.

Eu quando tenho de passar por uma dor tenho um principio fundamental : fazer tudo para que seja feito o mais rapidamente possível!! Então acabei por investir numa maquina fofinha, roxinha, carrinha com duas cabeças... que não prestava!! E que durou um ano (teve a decencia de ultrapassar o prazo da garantia, obviamente! Parece que os electrodomésticos são programados para isso! A maquina era a miniliss da Babyliss)

Depois de falecer «a roxinha», já tinha identificado as minhas exigências e sabia como escolher o produto que me ia corresponder melhor : uma maquina bem básica, barata e que me parecesse robusta. Então comprei uma em promoção no lidl por 20 ou 25 euros. Ela fez o dever dela , e eu estava satisfeita.
Se posso dar um conselho : façam a depilação com a maquina todos os 2 ou 3 dias porque assim, vão arrancando os pelos de pouco a pouco e é rápido, dói muito menos e a depilação esta sempre bem feita.
Se utilizarem a maquina depois dum longo período e se os pelos estiverem compridos : cortem-nos primeiro porque senão eles vão quebrar e a maquina não vai ser eficaz.

Quando a minha rotina de depilação já estava muito bem instalada, surgiram uns problemas de saúde que me impediram continuar a usar qualquer material que magoasse a pele (sim, isso é possível, infelizmente) e voltei ao ponto partida! Tinha de encontrar outro método de depilação mas que não doesse e não me desse alergias.

Obviamente, a opção a mais suave para a pele é não se depilar mas não era uma opção para mim (cada um que faça segundo os seus gostos).


O problema do creme depilatório é que não posso arriscar uma alergia e esses cremes são sempre muito agressivos para a pele, e as vezes revelam se pouco eficazes, é preciso deixa-los actuar mais tempo do que o que é recommendado pelo o fabricante, acaba por saltar carro, por isso desisti rapidamente.
A lamina (ou gilette), eu nunca tinha experimentado «dizem que os pelos nascem mais duros e mais grossos» por isso nunca me tinha atrevido (so nas axilias porque fazia alergias ao creme e nao conseguia utilisar nem a cera, nem a maquina que nao arrancavam nada e doiam immenso).

Mas a vida leva nos sempre ao que a gente tenta evitar não é!? Então là me resolvi fazer com gilette : comprei uma bombas de gel para ajudar a lamina a deslizar e proteger a pele. Experimentei os geles da marcas Siliss (comprado na Leclercq, nao gostei muito, a espuma nao fica muito densa), da carrefour (tem um perfume divino e uma consistencia suficientemente densa é um dos meus preferidos), do cora (nao gostei) e da gilette versao peles sensiveis (gostei do facto que nao é muito perfumada, a espuma tem uma consistência densa também mas é um pouco cara). O preço que paguei foi entre 3 e 6 euros.

Não sei se sou eu que não tenho jeito nenhum para essas coisas mas ficava com metade de sobreviventes. Eu nem imaginava que isso fosse possível! Eu tentando evitar os cortes e as irritaçoes da pele, não posicionava muito bem a lamina... era um desastre...

Investi em varias maquinas para cortar os pelos (nao sei como se chamam: gilettes electricas?) e nao resultou nada, nao corta o pelo rente a pele por isso as pernas nunca ficam nitidas. Mas pode ser uma soluçao para leninas com pele demasiada sensivel que desenvolve muitos pelos encravados, borbulhas e que nao tem outra soluçao.

Bem, eu não me ia deixar fazer por uns peluxos selvagens então resolvi informar-me no assunto... (veja o post seguinte para conselhos sobre depilaçao com lamina)

Sem comentários:

Enviar um comentário