quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Conselhos para camuflar as olheiras

As olheiras sao leves coloraçoes da pele que aparecem debaixo da palpebra inferior dos olhos e que formam sulcos mais o menos marcados.


Existem dois tipos de olheiras :
- olheiras que formam uma "cavidade" debaixo do olho e podem ser acompannadas por "bolsas"
- olheiras coloridas (as mais frequentes tendem a ser as azuladas o roxas)

Causas:

- A héréditariedade (hyperpigmentaçao da pele nessa zona por exemplo)
- A falta de sono
- A ma irrigaçao do sangue (alguns vasos sanguineos podem ser inactivos o dilatarse o que provoca uma cor roxa o azulada nessa zona porque a pele é muito fina nessa zona)
- A configuraçao ossea (olhos "fundos" vao naturalmente criar uma sombra)
- O tabaco
- O alcool
- O stress
- O sol
- A alergia
- Alguns problemas de saude : maus functionamento do conjunto figado-vesicula (olheiras amareladas), do conjunto figado e linfaticos (olheiras esverdeadas), do conjunto pancreas-baço (olheiras escuras, pretas).

As bolsas podem ser ligadas a um excesso de gordura (cholesterol o sobrecarga ponderal).

Peça conselho ao seu medico.

Conselhos para a correçao :

Os correctores sao produtos de cores que servem para esconder imperfeiçoes de pele (borbulhas, olheiras, cicatrises, vermelhidao, etc.)

- O corrector amarelo o os anti-olheiras em tons cor de laranja/salmao ajudam a esconder as olheiras azuladas
- Os anti-olheiras rosados ajudam a esconder olheiras castanhas
- O verde ajuda a esconder as vermelhidoes o as olheiras avermelhadas

Recommendo que apliquem primeiro o corrector de cor adapatada ao tom da sua olheira, esfumando o bem e localisando o unicamente na zona da olheira e a seguir apliquem a base que vai permitir unificar o tom da sua pele.

Nao se esqueça que o objectivo da base é so unificar o tom de pele, ela nao é destinada a corrigir os seus defeitos. Por isso, escolha sempre os correctores adapatados ao "probleminha" que quer esconder.

Se as olheiras forem mesmo muito escuras nao vale a pena sobrecargar a zona das olheiras com muito produto, opte por aplicar um corrector da cor adaptada e aplique uma fina camada de corrector cor de pele para reforçar a cobertura da correçao, esfume bem cada produto quando os aplicar e a seguir aplique a base como o usual.

Para que a aplicaçao seja mais facil e fique natural (sem marcar as ruguinhas o pele seca) é preciso aquecer o produto antes de o aplicar, por isso se applicar o produto com os dedos, preleve a dosa a aplicar massegeando o produto com movimentos circulares e depois "pose-o" na zona a corrigir. Esfumar o produto com movimentos suaves tambem vai contribuir a uma aplicaçao fina e bastante natural.

Quando se maquilhar, applique sempre os produtos em camadas finas para nao dar um aspecto "farinhento" a pele. O objectivo da maquilhagem é antes de tudo " atenuar os defeitos" e atraer a atençao para os pontos fortes do rosto. Uma maquilhagem natural sucedida é uma maquilhagem que nao se nota.

Nota : pode muito bem aplicar os correctores depois da base, mas neste caso tem de ter immenso cuidado porque a cor do corrector tem de coincidir perferitamente com a cor da base aplicada (e a cor da pele) para que nao se note. Por isso, considero pessoalmente mais simple de applicar os correctores primeiro. Mas experimente e faça conforme mais lhe der jeito, o importante é que goste do resultado.

Tenha cuidado com a consistencia do corrector que utilisa : se procurar uma cobertura minima opte pelo um corrector liquido e se procurar uma cobertura forte, privilegie um corrector em creme.

Tenha tambem o coidado de manter a pele sempre bem hidratada.



Receitas caseiras simples para melhorar a aparencia das olheiras :

- Applicar uma compressa de gaz embebida em agua floral de aciano (é uma flor azul/roxa).
- Aplicar uma colher a café guardada durante umas horas no congelador, o passar um cubo de gelo (embrulhado num pano) na zona da aolheira permite criar um choc termico nessa zona activando assim a circulaçao sanguinea e a drenagem das toxinas
- Aplicar um saquinho de cha infundido (morno o frio).
- Aplicar uma rodela de pepino em cada olho.



Nota : As massagens de drenagem limfaticas podem tambem melhorar o aspeto das bolsas mas é melhor pedir conselho a um proficional de saude (fisioterapeuta), nao recommendo que seja feita por uma esteticista porque o systema limfatico é muito fragil e mal realisadas essas massagens podem provocar danos a saude.

Façam sempre um teste de sensibilidade antes de experimentar qualquer produto.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Conselhos para tirar proveito das dicas de silhuetas do blog

No artigo intitulado "As oito formas de silhuetas femininas" pode encontrar a desciçao dos differentes tipos de morfologia com os quais nos podemos identificar.

O interesse de identificar o nosso tipo de morfologia é de nos ajudar a olhar para nos proprias de maneira um pouco mais objectiva. A nossa percepçao pode nos levar as vezes a focalisarnos em algumas das nossas caracteristicas fisicas de uma maneira que nem sempre é conforme a realidade.

Por isso, se tem qualquer difficuldade em distanciarse dos seus proprios complexos, nao hesite simplemente a medir os ombros, a cintura e as ancas para determinar o seu tipo morfologico se for necessario.



O objectivo, nao deve ser de avaliar o peso mas a harmonia da silhueta.

Mesmo se considera que nao està com o seu peso ideal o se esta a fazer regime o com intençao de emagrecer, seria uma pena nao se sentir jà no seu melhor, valorisando os seus pontos fortes actuais e nao tirando partido duma fonte de melhoramento do seu dia a dia e da sua confiança.

Nao é preciso mudar o seu guarda-roupa mas trabalhar com o que jà tem, adapatando-o com accessorios, tirando partido de certas associaçoes de cores o motivos o simplemente na maneira de vestir as peças de roupa (exemplo : criar uma gola mais em V, abrindo uns botoes a uma camisa).

Ha varias maneiras de utilisar as dicas do blog e é por isso que nao estao expostas em funçao das morfologias descritas mas dos objectivos que cada uma pode perseguir.

Em vez de se focalisar nos seus complexos, que considera com certeza como pontos negativos, concentre-se nos seus pontos fortes. Mas para isso vai ter de tomar tempo para os identificar.

O passo seguinte é aprender a realçar esses pontos fortes e a minimisar os pontos "mais fracos".

Para isso, o melhor é nao procurar corresponder a um "ideal morfologico" mas determinar o tipo de morfologia que nos agrada o simplesmente harmonisar a silhueta procurando visualmente aproximarse da silhueta em forma de X o de 8 que sao consideradas como "mais harmoniosas" pelo a maioria.

Por exemplo, se gostar duma silhueta com cintura mas nao tiver nenhuma, o seu objectivo é escolher peças de roupa que vao desenhar essa cintura de maneira subtil.
Se jà tiver a cintura muito marcada mas gostar de marca-la ainda mais, nao hesite a utilisar as mesmas dicas. se gostar de silhuetas femininas e achar que o seu decote pode ser melhorado, pode optar por blusas que vao valorisar o seu decote (mesmo se tiver peito forte, se tal for o seu desejo!).

O mais importante é agradarse a si propria.

Para resumir os 4 passos que lhe recomendo seguir sao :

- Identificar o seu tipo de silhueta
- Identificar os seus pontos fortes e deixar de se focalisar nos seus pontos mais fracos
- Identificar o tipo de silhueta que mais lhe agrada
- Trabalhar com a roupa e accessorios que ja tem para conseguir o seu objectivo

Por isso, se quiser accentuar qualquer dos seus attributos o particularidades fisicas: utilise as dicas "para maximisar", se pelo o contrario, procurar que essa particularidade fisica nao se note tanto : utilise as dicas "para minimisar".

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Valorise o seu pescoço!

Se tem qualquer complexo com a forma do seu pescoço, nao se esqueça que o mais importante é a harmonia global da silhueta, veja estas dicas para tentar tirar o melhor partido da sua roupa.



Para minimisar o comprimento do pescoço, privilegie as golas montantes tipo golas enroladas e golas aredondadas perto do pescoço.

Use colares, lenços o cachecois se preferir usar golas curtas. A camisa com gola laço é uma boa opçao tambem.

Para maximisar o comprimento do pescoço, se estima que tem o pescoço um pouco curto, opte pelo as golas em forma de V (exceto se tiver o rosto triangulare), golas redondas mais largas, golas canoa. O objectivo neste caso é liberar a zona do pescoço ao maximo.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cookies : um jogo de criança!

Ingredientes para aproximativamente 10 bolachas.



85 gr de açucar

85 gr de manteiga amolecida
100 à 150g de chocolate 

1 ovo
150g de farinha

1 colher a café de fermento em po
1/4 de colher a café de sal
1 colher a café de aroma de baunilha o um saquinho de açucar baunilhado (optinal)



O modo de preparaçao é muito simple, basta verter todos os ingredientes  menos o chocolate numa saladeira e mixturar tudo bem com as maozinhas.

Obtem se uma massa de tipo "sablé". Junta se o chocolate (pepites de chocolate o chocolate partido aos bocadinhos) e formam se os cookies, posam se numa plaqua coberta com papel.

Cozem se ao forno 20 a 25 minutos a 180 graus.

Uma receita muito facil e rapida de realisar que agrada a muita gente e na qual podem participar as crianças!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os beneficios do oleo de amendoa doce

Façam sempre um teste de sensibilidade antes de experimentar qualquer produto.

O oleo de amendoa doce obtem se por prensagem a frio o solvantes e contem 24 % de acido linoleico, 65% de acidos gordos monoinsaturados e 21% de acidos gordos essenciais.



Propriédades:

- rica em protéinas
- pobre en acidos gordos saturados
- rica em vitamina A, D e E

Beneficios :

Suavisante, nutritiva, regeneradora e hidratante. O oleo de amendoa doce torna a pele mais macia e mais tonificada, permitindo assim prevenir o ressecar da pele.

Recomendada para peles muito secas e irritadas e para tratar rachaduras, o oleo de amendoa doce tambem possui virtudes anti-inflamatorias, pode ser muito efficaz contra constipacoes, tosses secas e bronquites.

O oleo de amendoa doce tambem pode melhorar o aspeto dos cabelos com pontas secas e espigadas.

Utilisaçao :

O oleo de amendoa doce pode se utilisar em uso interno (uso culinario o medicinal) o externo.

Em uso externo, massageando a pele, pode ajudar a aliviar comixoes, queimaduras superficiais e inflammaçoes. Aplicada regularmente pode ajudar a prevenir estrias.

Tambem se pode diluir na agua do banho o utilisar como desmaquilhante.


Receitas faceis e rapidas com oleo de amendoa doce :

- esfoliante caseiro : mixture 5 colheres de sopa de azeite de amendoa doce com 3 colheres de sopa açucar. Aplique esta mixtura no corpo  massegeando (em movimentos circulares procedendo no sentido em direçao ao coraçao) com uma pressao muito suave. Utilise a seguir um sabao o gel duxe suave para se lavar e enxoguar.

- mascara hidratante : mixture a amarela dum ovo com 1 colher a café d'oleo de amendoa doce e 1 colher a café de natas. Aplique no rosto durante 15 a 20 minutos.

- mascara nutritiva para o cabelo : mixture um ovo com 2 colheres a sopa de oleo de amendoa doce, aplique no cabelo e enrole o cabelo num filme alimentar plastico e depois numa toalha (a accao do calor vai permitir a mascara de actuar ainda melhor), deixe actuar durante 30 minutos e a seguir aplique xampu no cabelo, massage e enxogue com agua tepida (evite utilisar agua muito quente porque pode cozer o ovo).

- se tiver as pontas do cabelo secas pode aplicar um pouco de oleo de amendoa doce nas pontas, humedecendo os dedos e passandos os nos sitios que deseja tratar. Se tiver o couro cabeludo seco com caspa, pode massagea-lo com os dedos humedos de oleo de amendoa doce antes de lavar o cabelo de forma habitual.

- pode mixturar um pouco da sua mascara de cabelo habitual com 1 colher a sopa de azeite de amendoa doce, deixar actuar esta mixtura 30 minutos (cobrindo o cabelo com um filme plastico alimentar e uma toalha) e a seguir lavar o cabelo de forma habitual.

- pode adicionar 1/4 colher de café de oleo de amendoa doce a dose de creme corporal que utilisa diariamente (nao recommendo fazer isto todos os dias) para beneficiar dos seus benfeitos.

- pode massagear a pele do corpo o do rosto com um pouco de oleo de amendoa doce antes de dormir. (o oleo de amendoa doce pode servir de base para mixtura de azeites essenciais).

Tenha coidado se pretende utilisar oleo de amendoa doce numa criança porque pode ser alergisante.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Descubra os métodos "no-poo" e o "low-poo" para cabelos mais saudaveis.

Em que consiste?

O methodo "no poo" (que significa no shampoo) basease no livro "Curly girl" da cabeleireira Lorraine Massey.

Este método de cuidado de cabelo é destinado a cabelos encarracolados que têm tendencia a ser secos, e é baseado na constataçao que os amaciadores contêm os mesmos detergentes (ex: sodium laureth sulfate e sodium lauryl sulfate)  que os xampus mas em quantidades menores. Algum desses detergentes costumam ser bastante agressivos para o cabelo por isso, lavar o cabelo com amaceador pode as vezes melhorar a situaçao.

Mas neste metodo, a escolha dos produtos utilisados e do modo de emprego é importante para obter resultados, é preferivel escolher um amaciador que nao contenha silicones, parabens o sodium lauryl sulfate.

O objetivo é ter um cabelo hidratado, mais suave, mais flexivel e caracois mais definidos.





Como proceder as lavagens?

O primeiro passo é a clarificaçao (so se realisa de vez em quando) :
se usou produtos que contem silicone o azeites, a clarificaçao vai permitir eliminar os residuos. Os produtos que contem silicone recobrem o cabelo deixando o geralmente com um aspeto mais brilhante mas a longo prazo tem tendencia a "sufocar" o cabelo e podem provocar danos e quedas.
Para proceder a clarificaçao é preciso massagear bem o couro cabeludo e o cabelo com uma taça de agua com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sodio alimentar.
A seguir, enxogue bem o cabelo.

Lavagem :
Molhe bem o cabelo e massage cuidadosamente todo o couro cabeludo com amaciador. O amaciador contem menos detergentes do que o xampu, entao é importante massagear bem o couro cabeludo e as raizes do cabelo para que fiquem bem limpos. Utilise os dedos como se fossem um pente para repartir o amaciador e desembaraçar o cabelo.

Normalemente, é preciso utilisar bastante produto mas cada pessoa vai adaptar em funçao das suas necessidades.

Se tem o cabelo encaracolado, a Lorraine Massey recommenda que evite fregar e massagear demasiado o comprimento do cabelo e tambem recommenda que nao enxoguem totalmente o cabelo para nao estragar os caracois (o amaciador restante ajuda a guardar caracois definidos e a guardar os cabelos hidratados).

Uma vez por semana, deve se proceder a uma esfoliaçao do couro cabeludo massageando-o suavemente com uma mixtura de 1 colher de sopa de açucar de cana com 1 colher de sopa de amaciador.

O metodo low poo é basicamente o mesmo método mas continando a usar um xampu (que nao contenha sodium lauryl sulfate, nem parabens, nem silicone) de vez em quando. Neste caso nao se pratica a esfoliaçao.

Para secar o cabelo e preservar os caracois, posam se os cabelos numa toalha e sem fregar, acalcase na toalha para que o cabelo fique humido. Para se pentear, utilisase um pouco de gel e acalcase o cabelo em direçao ao couro cabeludo para formar os caracois. Para definir alguns caracois, enrolamse os cabelos a volta dos dedos metendo-os no lugar desejados. Evitase a utilisaçao do secador o utilisase o secador com difusor.




A minha experiencia do low poo e no poo?

Estava a procura duma nova rotina de coidados de cabelo e resolvi experimentar por curiosidade. Tenho o cabelo liso e muito fino, raizes muito oleosas e pontas muito secas (nenhum caracol ao horizonte!). Tenho como habito de lavar o cabelo dia sim/dia nao. Se deixar de respeitar este ritmo, o meu cabelo fica completamente oleoso.

O metodo do no poo para mi nao resultou porque o meu cabelo tornouse demasiado oleoso apesar de ter melhorado um bocadinho o estado das pontas.

O metodo do low poo pelo o contrario tem resultado melhor. Tenho lavado o cabelo com xampu uma vez por semana mais o menos e os outros dias com amaciador (continando com o ritmo de dia sim/dia nao). O meu cabelo esta um pouco mais suave e as pontas menos secas. Nao tenho mais andado a utilisar mascaras para o cabelo porque os amaciadores que utiliso sao sufficientes.

Mas contrariamente ao metodo descrito, enxoguo muito bem o amaciador porque tenho o cabelo fino e nao posso deixar nenhum residuo e acho que para que o cabelo fique bem lavado é imperativo massagear muito bem o couro cabeludo e o cabelo (com movimentos criculares suaves). Estas massagens permitem aos detergentes de actuar e estimulam a circulaçao sanguinea do couro cabeludo o que traz beneficios para o cabelo.

Os amaciadores que utilisei foram : o amaciador ultra suave da garnier amaciador com mango e flor de tiaré e o amaciador creme rico com manteiga de cacao e oleo de coco

Se estiver a procura de novos metodos de cuidados para o seu cabelo, recomendo que experimentem mas que adaptem o metodo a sua situaçao porque cada pessoa é differente.

Conselhos para escolher os produtos :

E preciso verificar a composiçao dos produtos utilisados :

Evite os amaceadores que nao se devem enxoguar (leave-in-conditioners).
Para saber se o produto contem silicone : veja na composiçao as palavras que se terminam pelas silabas "thicone", "thiconol", "siloxane" o "silane".

Evite os produtos que contem sodium lauryl sulfate o ammonium lauryl sulfate.

Pode utilisar produtos com sodium laureth sulfates (tambem é agressivo mas menos).

Se utilisar gel, a Lorraine Massey aconselha que contenha PVP (poyvinylpyrrolidone) et PVP/VA (vinyl acrylate).

domingo, 14 de novembro de 2010

A minha opiniao sobre as sombras Dream Mousse Eye Color da Maybelline

Façam sempre um teste de sensibilidade antes de experimentar qualquer produto.

Comprei este produto com o meu dinheiro e isto é a minha opiniao pessoal.


As sombras Dream Mousse Eye Color da Maybelline sao sombras para os olhos em forma de "mousse" (espuma)
Preço aproximativo de cada sombra : a volta de 9 euros
Variedade da gama : na net aparecem umas 9 o 10 cores diferentes mas penso que as cores disponiveis variaram um pouco ao longo das temporadas.



As Promessas :

No site inglês indicam que "a sombra Dream Mousse Eyecolour combina a duraçao dum po e o toque suave dum creme numa surpreendente formulaçao em espuma. Desenvolvida com puros pigmentos de cores  que podem ser aplicados subtilmente para uma cor luminosa o em camadas para um impacto de cor mais forte.
 A textura escorega suavemente, facilmente e esfumase facilmente."

A apresentaçao :

As sombras apresentam se em frascquinhos redondos de vidro com tampa plastica. A tampa é da cor da sombra o que é pratico para escolhe-las quando as vamos a comprar e tambem para as reconhecer rapidamente na nossa necessaire se temos varias sombras da gama.

A emballagem é um pouco pesada e contem 7 ml de produto. A tampa é de enroscar, por isso esta sempre bem fechada (ponto positivo para a conservaçao e o transporte, a pesar de ser de vidro) mas é facil de abrir.

Modo de usar:

Pode usarse com pincel, aplicador com esponja o com os dedos. Pessoalmente, eu recommendo a aplicaçao com os dedos. Prelevase um pouco de produto e espalha-se na palpebra movel. Eu aplico a na palpebra movel o no canto externo da palpebra movel, aplico uma camada fina esfumada simplesmente com o dedo. Nao recommendo a aplicaçao com o pincel e a esponja porque acho que a textura nao se trabalha bem com esses metodos e que se gasta produto (embebido pelo a esponja).

As caracteristicas da minha pele :

Tenho as palpebras muito oleosas e bastante sensiveis. Poucas sombras costumam durar nos meus olhos.

A minha opiniao sobre o produto :

Comprei as sombras Dream Mousse Eyecolor da maybelline pelo a primeira vez ha mais de 2 anos (no minimo): as cores que usei dirariamente durante anos foram as cores : 10 caramel karma que é um castanho dourado e o 06 plum temptation que é um cor de rosa um pouco castanho.
Tenho usado estas duas cores quase todos os dias durante meses, sao muito praticas porque aplicam se muito rapidamente, nao é necessario ser muito precisa, é so uma questao de apanhar o jeito em funçao de como mais gostamos que fique.

Tenho as aplicado para ter um efeito natural, em camada fina na palpebra e neste caso, a duraçao na palpebra é muito boa. Ao fim do dia, sem aplicaçao de primario (ex: primer potion d'urban decay), a sombra ainda esta presente na palpebra, ha uma pequena acumulaçao que se formou na dobrinha da palpebra mas é pouca coisa, é so limpar e fica bem. A pigmentaçao destas duas cores para mi é suficiente se procurarmos um efeito natural para o dia a dia, mas muito fraca se procuramos um efeito forte.

Nao as recomento para maquilhagens fortes porque acho que nao sao sombras que se trabalham facilmente com pincel o esponja (para aplicaçao precisa) e porque quando aplico estas sombras em camadas mais forte, fico com mais acumulaçao na dobrinha da palpebra o que nao é estetico.

Nunca experimentei aplicar um primario debaixo destas sombras

Estas sombras sao um pouco brilhantes, nao sao mates.

Acho pessoalmente que estas duas cores podem ficar bem para todas as cores de olhos (os meus sao castanhos escuros). Mas tenho tambem outras cores que experimentei : um azul claro, um cor de rosa claro. Nao gostei tanto destas duas sombras porque a cor é mais clara e nas minhas palpebras so fica um brilho e nao é o que procuro. Acho que a pigmentaçao destas duas cores nao é boa.
Tenho tambem uma cor beige clara que nunca experimentei (porque ja tenho outras sombras beiges para usar neste momento).

Recommendo este produto?

Sim, sem duvida.
Recommendo este produto a todas as pessoas que começam a maquilharse o que procuram uma maquilhagem discreta, rapida e facil de realizar para o dia a dia.
Para este tipo de maquilhagem usase muito pouco produto e por isso, estas sombras duram muito tempo e acabam por nao serem muito caras pelo o preço que custam.

Nao as recomendo para pessoas que procuram realisar maquilhagens mais fortes o coloridas o que procuram muita pigmentaçao.

Compraria de novo?

Sim, sem duvida mas as cores caramel karma e plum temptation sao muito parecidas por isso, so compraria uma delas.