sábado, 23 de outubro de 2010

Beleza mais ecologica.

Adoptar um estilo de vida ecologista é uma initiativa muito louvavel e que so se pode incentivar mas pode se revelar um objetivo difficil a alcançar quando o nosso ritmo de vida nos empoe bastantes restriçoes que nos levam as vezes a por de lado as nossas boas intençoes...



Em vez de tentar contrariar os seus habitos, o melhor é adaptar o seu modo de vida de maneira progressiva, fazendo alguns esforços no seu dia a dia que podem trazer tanto proveito ao nivel da sua saude, do seu orçamento como a natureza.

Veja estas 3 opçoes :

- um duxe em vez dum banho : um duxe sao até 100 litros de agua, um banho sao 150 até 250 litro de agua.

- o sabonete em vez do gel duxe : para alem da embalagem do gel duxe, este produto tambem tem tendencia a conter mais aditivos do que o sabao gastase mais depressa. Privilegie sabonetes sem adiivos, para proteger a natureza mas tambem a sua pele.
Uma dica muito simple para prolongar ainda a duraçao do sabonete, é embrulha-lo num paninho de algodao o melhor em papel de seda e mete-lo a secar durantes uns tempos no armario, no meio da sua roupa. O sabonete perfumara a sua roupa e secando um pouco, ele desfara-se menos rapidamente quando molhado!

- A pedra de alumen em vez do desodorante classico : a pedra d'alumen é uma pedra natural que se encontra na natureza. Tem a vantagem de nao conter sais de aluminio (evite as pedras de alumen sinteticas que os podem conter). Tambem é uma alternativa muito economica, dura muito tempo. A pedra de alumen tem um efeito astringente e por isso utilisase tambem para aliviar os golpinhos que podem occurer com o uso de gilettes. Tambem ha quem a use como astringente para apertar os poros da pele. (tenham o cuidado de fazer previamente um teste de sensibilidade se quiserem utilisar a pedra de alumen para esse efeito). A pedra de alumen nao impede a transpiraçao, o que é mais saudavel, ela impede simplesmente a proliferaçao das bacterias que causam o mau cheiro.

- Paninhos reutilizaveis de algodao em vez de algodoes descartaveis para desmaquilharse. Pode aproveitar lençois usados de algodao suave para cortar paninhos de tamanho 10 cm X 15 cm, cosa as beiras para impedir que se desfaçam. E melhor prever pelo o menos 1 o 2 paninhos por dia. Disponha-os numa caixinha enfeitada na sua casa de banho. E verdade que vai ser preciso lava-los mas ao longo do tempo tornara-se mais economico e mais ecologico,. Quando usar estes paninhos, nao fregue o rosto, acalque suavemente no rosto, deixe o desmaquilhante dissolver a maquilhagem.



Optar por soluçoes mais economicas e mais ecologicas, permitira-lhe investir as poupanças realisadas em outras areas o em produtos de maior qualidade e a natureza ainda lhe vai agradecer!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Como parecer mais alta?


Uma dica simple para parecer mais alta é tirar proveito do efeito optico obtido vestindo cores mais escuras de baixo para cima (dos pés para a cabeça), o seja : usar sapatos e calças escuras e cores mais clarinhas na parte de cima.

exemplo : sapatos negros, calças de ganga azuis muito escuras, casaco roxo e Tee shirt rosa palido.

exemplo : sapatos castanhos escuros, calças e casaco (fato) castanhos escuros, blusa creme o castanho clarinho e chapeuzinho beige claro o creme.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cuidados basicos com as lentes cosmeticas

Nao hesite a consultar um oftamologista regularmente para prevenir todo problema de saude que podrà afectar sua visao.


As lentes de cor estao em venda livre nos supermercados. Talvez, estaja com vontade de experimentar, para uma festa o para o dia a dia, conheça as recommendaçoes para usa-las sem danificar a sua vista :

Existem normas europeas que regulam a commercialisaçao das lentes de cores (directiva europeia 93/42/CEE).

No caso de lentes correctivas, o usuario tera consultado previamente um oftalmologista que terà realisado testes para ver se nao existe contra indicaçao ao porte de lentes e lhe terà dado recommendaçoes de utilisaçao.

No caso de lentes cosmeticas em venda livre, o risco vem as vezes dum desconhecimento dos cuidados basicos no uso de lentes.




Riscos para a saude:

Existem riscos de infecçao occular, casos de ceratite (inflamaçao da cornea), conjuntivite alergica, abcèsso da cornea e cegueira. Apesar de raras estas doenças podem as vezes ser evitadas.




A maioria dos problemas vêm duma utilisaçao incorrecta das lentes por isso tenha sempre coidado em seguir as recommendaçoes seguintes :

- nao durma com as lentes.
- tire as lentes antes de durmir, antes de tomar banho o duxe.
- tire as lentes antes de entrar na piscina o no mar.
- respeite sempre a data de caduco.
- lave bem e enxogue as maoes antes de manipular as lentes.
- faça a manutençao das suas lentes respeitando as recommendaçoes dadas pelo o fabricante e epecialistas que consultou.
- use produtos de manutençao especificos e adaptados aos seus olhos (existem produtos para olhos sensiveis).
- se tiver os olhos vermelhos, choroso o doloroso, tire as lentes, e consulte o seu medico.
- nunca empreste as lentes.
- visite o oftalmologista de maneira regular (é recommendada uma visita todos os 6 meses o no minimo 1 vez por ano)
- tenha coidado se usa maquilhagem e lentes porque a maquilhagem impregne os olhos e as lentes, por isso tambem pode causar infecçoes se estiver contaminada.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oleo de ricinio para cabelos, pestanas e sobrancelhas mais fortes

Uma ideia de penteado rapido e elegante para quando estamos atrasadas (para cabelo medio o cumprido)




Este penteado foi realisado em cabelo humedo, isto garante que ele segure todo o dia sem problema. :)

Tipos de cabelos

Se tiver problemas com o seu cabelo, nao hesite a consultar um dermatologista.

Cuidar do cabelo começa com a alimentaçao. Para estarem brilhantes e em bom estado necessitam calcio, ioda, ferro, vitaminas B. Por isso, privilegie os produtos do mar : peixe, ostras e outras conchas mas tambem figado, rabanetes, cove, espinafres, ovos,queijo branco, yogurte e mel.



Cabelo oleoso :

Gordurosos, pesados e sem volumes, colados uns aos outros formando "paquetes" 3 dias depois do shampoo.
Surpreendentemente, lavagens demasiado frequentes podem ser a causa do seu cabelo oleoso. Muitas vezes, quando temos o cabelo oleoso, temos tendencia a lava-lo logo quando começa a mostrar sinais de oleosidade usando um shampoo especifico para cabelo oleoso. Este tipo de shampoo pode ser demasiado detergente e excitar as glandulas sebaceias tornando as cada vez mais activas.
Normalemente recommenda-se lavar a cabeça so 1 ou 2 vezes por semana.
Neste caso pode ser interessante tentar espaçar os shampoos para ver se ao fim dum tempo a situaçao nao melhora e é importante passar a utilisar shampoos "muito suaves".
Mas tenha cuidado porque a acumulaçao de seboreia tambem pode provocar uma queda de cabelo.
Evite tambem os produtos e loçoes que contêm alcool porque tambem activam a produçao de sebo.
Nao é por serem oleosos que nao necessitem tambem de um pouco de hidrataçao, por isso aplique de vez em quando uma mascara para o cabelo o um pouco de azeite (antes do shampoo) mas use com parcimonia os produtos que se aplicam em cabelo seco tanto de cuidado como de penteado porque podem tornar os seus cabelos ainda mais pesados.

Cabelos secos :

Frageis, murchos, com falta de flexibilidade, difficeis de pentear.
Privilegie o uso de shampoos suaves e aplique sempre um produtos hidratante depois da lavagem (mascara para o cabelo o creme hidratante)
Estes cabelos precisam de hidrataçao, para isso pode aplicar todos os 15 dias, um pouco de azeite vegetal a sua escolha e deixar actuar  15 minutos antes de applicar o shampoo no cabelo (aplique o shampoo diretamente sem utilisar agua), massage bem e enxogue bem. Outra receita caseira pode ser o "shampoo a amarela de ovos" : mixture bem 2 amarelas de ovos, 1 colher a sopa de azeite de azeitona (o de oleo de amendoa doce o de qualquer azeite o oleo que tenha em casa), 1 colher a sopa de rhum. Faça uma primeira lavagem com um shampoo suave e enxogue, a seguir aplique esta mixtura e deixe actuar durante 30 minutos, enxogue com agua morna (a agua quente pode cozer o ovo e criar residuos)

Cabelos normais :

Flexiveis, brilhantes e com ar saudaveis.
Nao precisam de cuidado particular mas nao os negligencie : lave-os com shampoo suave e hidrate-os de vez em quando.

NB : se tiver os cabelos finos, tente aplicar os produtos de cuidado capilar com parcimonia porque estes podem deixa-los mais pesados. Par exemplo, se pretende aplicar um creme hidratante em cabelo seco : humedeça as pontas dos dedos com o produto (evite aplica-lo directamente no cabelo, mesmo que seja um spray) e proceda a uma aplicaçao com um movimento de massagens leve na zona desejada (raiz o pontas), se necessaitar de aplicar mais produto, recommeça este processo.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A minha opiniao sobre a neutrogena deep clean wave.

Façam sempre um teste de sensibilidade antes de experimentar qualquer produto.

Comprei este produto com o meu dinheiro e isto é a minha opiniao pessoal.


NEUTROGENA® DEEP CLEAN WAVE™ é uma maquina de limpeza electrica da neutrogena.

Preço aproximativo da maquina : a volta de 15 euros
Preço das recargas de pads (algodoes) : a volta de 6 euros os 30 algodoes.




As Promessas :

Na publicidade prometem que vamos "transformar a nossa rotina de cuidado de pele(...) que permite fazer a experiencia d'uma limpeza em profunididade que refrescara e tornara a nossa pele mais suave(...) uma espuma refrescante que penetra em profundidade nos poros da pele para eliminar as impurezas, excesso de sebo e maquilhagem. Leves vibraçoes que graças a sua açao de massagem abrem os poros para permitir uma limpeza de pele em profundidade. As celulas mortas sao eliminadas para revelar immediatamente uma pele mais suave e mais lisa, desde a primeira utilisaçao".

A apresentaçao :

A versao que tenho é a mais basica, sei que ha umas versoes com varias velocidades, eu adquiri a versao cor de rosa com uma velocidade so. Quando a comprei, so commercialisavam este modelo na minha area. A maquina vem com uma pilha e com uns algodoes redondos (deep clean cleansing pads) que se colocam na parte plana que vibra. Estes algodoes sao secos mas estao embebedecidos duma loçao.
Na caixa vinham tambem 14 cleansing pads. (cada cleansing pad so se utilisa uma vez)




Modo de usar:

E muito simple : mete se a pilha na maquina, coloca-se o algodao (depois de molhado com agua) na zona "scratch" (autocolante) da maquina, carrega-se no botaosinho on/off, passase a maquina pelo o rosto e no final enxoguase e limpa se a pele

As caracteristicas da minha pele :

Tenho a pele mixta, oleosa principalmente (asfixica) e muito sensivel (sujeita a eczema).

A minha opiniao sobre o produto :

Comprei a neutrogena wave ha mais de um ano ao preço que indiquei e tenho a usado de maneira bastante regular (tomando em conta que alterno muito entre os produtos que tenho).
Molho o rosto e depois passo a maquina suavemente em movimentos circulares lentos e suaves.

Experimentei primeiro os cleansing pads que vinham com a maquina : sao destinados a peles normais (emballagem cor de rosa) e nao gostei deles porque provocavam uma reaçao na minha pele (vermelhidao). Estes algodoes sao de cor branca e a textura é um pouco rugosa. Limpam bem a pele. Têm um perfume leve de produto de farmacia.

Quando tive de comprar novas recargas, passei a utilisar a versao "shine & blemish control" que é especifica para peles oleosa (emballagem amarela). Estes discos de algodao sao de cor amarela, a textura é  um pouquinho mais rugosa do que na versao para peles normais, até se vêm uns graozinhos amarelos mais escuros se observar. O perfume é leve e é (para mi) bastante agradavel, é um cheiro de sabao e de limpo. Nao tenho feito nenhuma reaçao com esta versao de pads.

Acho que a utilisaçao é bastante facil e agradavel, sentem se simplemente as vibraçoes da maquina na pele e uma suave raspagem superficial. O ponto negativo que noto é que a zona que entra em contacto com a pele é direita e por isso, nao se adapta bem a forma do rosto sobretudo na zona da testa (entre as sobrancelhas e na zona entre as asas do nariz e das bochechas. Nessas zonas esfoliase mais com a beirinha do pad. E menos confortavel e um pouquinho menos efficaz.
O produto cria um pouco de espuma que adhere a pele, Esta espuma deixa a pele muito suave mas recommendo que nao negligenciem de enxoguar muito bem a pele a seguir. 

A maquina tem uma forma ergonomica, engraçada e cores femininas (a minha é cor de rosa mas existe um modelo azul e outro verde que sao um pouco diferentes)  nao é muito grande nem pesada e funciona com pilhas, por isso é bastante pratica para levar de ferias na necessaire.

Nao sou muito ecologista a pesar de tentar fazer diariamente alguns esforços, mas tenho de reconhecer que o sistema de algodoes com uso unico é um sistema muito pouco ecologico e tambem pouco economico porque quando olho para o algodao ao fim da limpeza do rosto, tenho a impressao que o tamanho é largo demais para uma utilisaçao e de menos para se cortar e se utilisar em duas vezes. E o algodao fica encharcado de espuma mas sente se que ainda contem muito produto que acaba escusadamente no lixo.

O efeito immediato:

esta maquina limpa bem a pele, ela fica bastante suave e lisa. Os poros das bochechas e da testa ficam mais limpos. No nariz vê se que os poros ficaram limpos mas ainda se vêm pontos negros. A pele fica brilhante em todo o rosto e é verdade que fico com uma leve sensaçao de frescura, mas nada de sensacional. A pele fica um pouco a repuxar por isso é preciso hidratar depois de ter utilisado esta maquina. Para mi o efeito "pele lisa e suave" dura 24 horas.

O resultado ao longo prazo :

Na minha opiniao e experiencia, o neutrogena wave ajuda a manter a pele limpa se usado regularmente. Mas nao recommendo que o utilisem todos os dias como està escrito na emballagem porque acho que é demasiado agressivo para uma utilisaçao diaria. Acho que uma o duas vezes por semana em funçao da nossa pele é suficiente.

Recommendo este produto?

Sim, este produto é bastante bom por isso, recommendo-o sem problema.
Mas mais para uma pessoa que tiver pele normal o que procura uma esfoliaçao mecanica efficaz que nao seja demasiada profunda porque tem a pele sensivel.
Se tiverem a pele muito oleosa, pele madura o se procurarem algo mais forte, recommendo outra maquina esfoliante da neutrogena que é a "microdermabrasion system pure glow neutrogena" sobre o qual darei com certeza tambem a minha opiniao num proximo post.

Compraria de novo?

So compraria de novo se a minha pele ja nao tolerasse o "microdermabrasion system pure glow neutrogena" porque é definitivamente o meu favorito neste tipo de maquinas. Mas enquanto funciona, vou continuar a comprar recargas de "pads" e a usa-lo com gosto alternando com outros esfoliantes.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bolo marmore rapido



Preparaçao : 10 minutos
Forno : 40 minutos

Ingredientes :


- 4 ovos
- 150g de açucar em po
- 150g de manteiga amolecida
- 150g de chocolate
- 230g de farinha
- 1 saquinho de fermento em po
- 1 colher a café de sabor baunilha (optional)


1. Mixture a farinha, o fermento em po, o açucar e os ovos. Divida esta massa em dois.

2. Derreta o chocolate em banho maria

3. Mixture o chocolate numa parte da massa reservada e mixture o aroma de baunilha com a segunda parte de massa reservada.

4. Verta a massa dentro duma forma rectangular barrada com mateiga e farinhada. Pode começar ao seu gosto pelo a massa aromatizada a baunilha o ao chocolate.

5. Coza no forno durante 45 minutos th 200°C

Bom apetite!

Cake facil aos legumes para piquenique outonal



Preparaçao : 15 minutos
Forno : 45 minutos th. 220°C


Ingredientes :

- 500g de mistura de legumes congelados
- 3ovos
- 1 saquinho de fermento em po
- 200g de farinha
- 50g de manteiga
- 10cl de azeite
- 10cl de natas liquidas
- sal e pimenta q.b.
- manteiga para barrar

1. Dereta a manteiga numa certa e frite os legumes 10 minutos mexendo bem. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozer devagarinho sem testo e mexendo regularmente.

2. Mixtrure a farinha e o fermento e verta os numa saladeira. Aditionne os ovos e mixture bem a massa com o battedor incorporando o azeite pouco a pouco e as natas liquidas.

3. Aditionne os legumes a massa e mixture com uma colher.

4. Barre uma forma para cake (rectangular). Verta a preparaçao e meta-a no forno a cozer durante 45 minutos.

Pode comer este cake morno o frio.

NB: Pode utilisar esta receita para aproveitar restos de legumes e carne.

Bom apetite!

domingo, 17 de outubro de 2010

Tipos de pele

Se tiver problemas de pele, nao hesite a consultar um dermatologista.

Determine o seu tipo de pele :

Determinar o seu tipo de pele, permitira-lhe escolher os cuidados adaptados em funçao da qualidade da sua pele mas tembem das suas necessidades. As estaçoes do ano, a idade, o seu estilo de vida, a sua alimentaçao têm um impacto significante sobre o estado da sua pele. Observe-a atentamente de maneira regular para adaptar a sua rotina de cuidados a sua pele em funçao do seu estado.



Pele seca : a pele pode ser seca por falta de gordura o de agua.

Pele seca por falta de gordura : pele fina e brilhante, grao liso e apertado, poros poco aparentes.
Este tipo de pele enrugase falcilmente (minusculas rugas muito finas), é facilmente irritavel e é sujeita a caspa.

Pele seca por falta de agua : pele desbotada, um pouco murcha, finemente plissada, sem flexibilidade.

Pele oleosa : existem dois estilos de peles oleosas :

Pele brilhante : produçao exagerada de secreçoes oleosas, poros bem abertos, a maquilhagem alterase neste tipo de pele por causa da oleosidade. Esta pele, nao tem sempre brobulhas e pontos negros.

Pele asphyxica : esta pele retem o seu excesso de secreçoes oleosas, os poros estao bloqueados pelo os pontos negros o brancos. Esta pele nao parece oleosa mas é aspera e tem a aparencia farinhenta o que pode levarnos a confundi-la com a pele seca.

Pele normal : esta pele nem é seca, nem oleosa, nem deshydratada, nem envelhecida.

Pele mixta : esta pele é oleosa no queixo, na testa, nas asas do nariz (zona T) e seca nas bochechas.

Saiba que:  
A sua saude tambem pode influenciar as caracteristicas da sua pele, assim por exemplo : problemas digestivos podem tornar uma pele normal em pele oleosa, um desequilibrio glandular o nervoso pode transformar uma pele normal em pele seca o oleosa.

sábado, 16 de outubro de 2010

As oito formas de silhuetas femininas

Identificar o tipo de silhueta com o qual o nosso corpo corresponde permite escolher a roupa em funçao das suas caracteristicas e dos elementos que nos agrada por em realce.
Cada corpo é diferente e cada tipo de silhueta tem os seus pontos fortes e os seus pontos mais fracos, a questao nao é dizer que uma silhueta é mais bonita do que outra, mas tomando em conta os nossos proprios gostos, tentar tirar partido dos nossos pontos fortes e criar um equilibrio tanto no visual como no nosso espirito para nos sentirmos em confiança.

Para chegar a esse resultado, tem de integrar dois elementos no seu modo de pensar diario :
- Aprenda a observarse da forma a mais objetiva possivel : conheça os seus pontos fortes e os seus pontos fracos
- Nao se focalise nos seus desfeitos e tente tirar mais partiddo do que a natureza a ofereceu (maximize os seus pontos fortes e minimize as suas fraquezas.

As caracteristicas dos oito tipos de silhuetas :

Ampulheta o X : cintura marcada, ombros da mesma largura que as ancas. ex : Halle Berry

Oito o 8: cintura muito marcada. Ombros arredondados. Formas femininas. Esta silhueta é parecida com a silhueta em forma de X mas com formas mas redondas. ex: Monica Bellucci

Direita amolecida o X menos: ombros da mesma largura que as ancas, cintura pouco marcada.

Rectângulo o H : ombros da mesma largura que as ancas o um pouquinho mais largos. Ombros quadrados o pouco arredondados, cintura nao o pouco marcada. ex: Paris Hilton

Pirâmide inversa o V : ombros muito mais largos que as ancas. Bacia estreita, cintura inexistente. ex : Anna Kournikova

Trapézio o A : ombros mais estreitos que as ancas, coxas fortes. ex : Jennifer Lopez

Redonda o O : leve excesso de peso em todas as partes do corpo mas principalmente na cintura, barriga, coxas, ancas e braços. ex: Liv Tyler, Raven symone

Ovale o O+ : importante excesso de peso em todo o corpo. ombros mais largos que as ancas. Barriga muito presente. ancas e coxas fortes, ausencia de cinturas.  ex: Aretha Franklin